Banner 1
foto 1

No calor intenso do verão, o protetor solar estampa as prateleiras das lojas, farmácias e os sites de cosméticos. Mas o que poucos levam em conta é que esse queridinho do verão é indispensável, também, na skincare do ano inteiro e o maior aliado da saúde da pele.

Logo de cara, a gente já te traz três motivos para não tirar o protetor solar da sua bolsa: 1 - previne o envelhecimento precoce; 2 - evita queimaduras; e 3 - reduz as chances do câncer de pele. Ou seja, não é apenas uma questão estética, é sobre saúde!

O rosto é a região mais exposta no dia a dia, já que outras partes do corpo estão, geralmente, cobertas, o que torna o protetor facial o mais requisitado. Por isso, aplicá-lo todos os dias é a chave para proteger seu rosto contra os raios UVA, UVB e até mesmo da luz dos computadores e celulares.

foto 2

UVA e UVB: ENTENDA A DIFERENÇA:

O sol emite uma radiação ultravioleta (UV), dividida em dois tipos: UVA e UVB. Os raios UVB atingem a camada externa da pele, estimulando a produção de vitamina D em nosso organismo. Por outro lado, os raios UVA são responsáveis pela pigmentação da pele, já que alcançam as camadas mais profundas.

Mas fique atenta! Exposições prolongadas, especialmente nos horários de sol intenso, podem causar danos à saúde da pele.

PROTETOR SOLAR QUÍMICO vs FÍSICO:

Existem dois tipos principais de protetores solares: os químicos e os físicos. Basicamente, a grande diferença entre eles é a absorção. O protetor solar químico (também chamado de bloqueador solar) é absorvido pela nossa pele junto com os raios ultravioleta e, através de uma reação química, ele impede que esses raios prejudiquem a pele.

foto 3

Já o protetor solar físico é composto por minerais como o dióxido de titânio e o óxido de zinco, esses componentes atuam como fixadores, mas sem o potencial de absorção. Assim, os raios solares batem em uma “barreira física” e são refletidos pelo filtro, antes de penetrarem na pele, o que ajuda a prevenir o fotoenvelhecimento.

Mas afinal, qual é o mais indicado? Os dois protetores são eficientes e bem tolerados! Mas enquanto os químicos são indicados para todo o tipo de pele, os físicos acabam sendo mais recomendados para gestantes, crianças e pessoas com alguma sensibilidade na pele, apesar de geralmente serem usados por todos.

Atualmente, há uma variedade de protetores químicos e físicos, que você encontra no site ou app da época e escolhe a ideal para você (cta para linkar para a página de protetores). O que vai te ajudar a decidir a melhor opção são as necessidades da sua pele, seu gosto pessoal e a orientação do seu dermatologista.

foto 4

QUAIS SÃO OS FATORES DE PROTEÇÃO?

Ao contrário do que muitos pensam, o Fator de Proteção Solar (FPS) não está relacionado à potência do protetor, mas sim ao tempo seguro de exposição aos raios UVB. Ele indica quanto tempo a mais o produto garante de exposição segura ao sol.

Se o fator de proteção solar é igual a 30, por exemplo, significa que, ao usar o protetor adequado, o tempo de exposição ao sol é de um período 30 vezes maior em comparação a não usar a proteção. Para calcular o tempo de cada fator de proteção, é muito simples: basta multiplicá-lo por 10. Por exemplo: se o seu filtro solar é 30 FPS, então ele protege por 300 minutos (30x10 = 300), ou seja, por 5 horas.

A eficácia do filtro protetor varia conforme a sensibilidade da pele ao sol. Peles claras, mais sensíveis, demandam maior proteção contra queimaduras e câncer em comparação às peles morenas e pretas. Recomenda-se aplicar o protetor solar pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol para permitir sua absorção e ação efetiva.

foto 5

COMO ESCOLHER O PROTETOR SOLAR IDEAL?

As opções são muuuitas! Mas para garantir uma rotina de skincare com qualidade e eficácia, a dica é escolher o protetor solar que dê match com as especificidades da sua pele. Conheça então as diferentes texturas de protetores solares disponíveis no mercado:

CREMOSO: apresenta uma textura mais hidratante, sendo perfeito para peles secas ou ressecadas;

COM COR: além da proteção solar, a pigmentação ajuda a bloquear a luz visível de lâmpadas e monitores, sendo uma escolha ideal para evitar manchas em peles sensíveis;

EM PÓ: protege a pele sem comprometer a maquiagem. Com uma textura sequinha, é ideal para reaplicar ao longo do dia;

OIL-FREE: livre de óleo em sua composição, é indicado para peles acneicas e oleosas, proporcionando proteção sem aumentar a oleosidade;

foto 6

EM SPRAY: leve e prático, esse tipo de protetor é super fácil de aplicar. Porém, devido à sua camada fina, requer reaplicações frequentes para manter a eficácia;

Em bastão: a grande vantagem desta textura é a praticidade, já que não é preciso sujar as mãos! Além disso, proporciona uma aplicação precisa e uma camada mais densa;

PROTETOR FACIAL EM DIAS NUBLADOS?

Com certeza! Mesmo quando o céu está encoberto, os raios ultravioleta (UV) não perdem tempo! Eles conseguem passar pelas nuvens e atingir a pele.

No final das contas, o uso do protetor solar deve ser feito sempre. Mas lembre-se de, no final do dia, lavar o rosto e remover todos os resíduos. Nossa recomendação é o uso de demaquilante bifásico para facilitar a remoção.

Escolha o seu Protetor Solar!